A odontologia acolheu procedimentos estéticos como a Toxina Botulínica, não só com a finalidade de diminuir os efeitos causados pelo envelhecimento como a flacidez, rugas e pequenos sinais da idade, mas também com o objetivo de amenizar problemas mastigatórios e estéticos do sorriso.
Para pessoas que mostram muito a gengiva ao sorrir, a toxina age paralisando o músculo responsável pelo levantamento do lábio superior de ambos os lados, assim com menor ação do músculo se tem uma menor exposição da gengiva. O bloqueio químico não deixa sensação de anestesia ou face paralisada.
No caso de pacientes que sofrem rangendo ou apertando os dentes, a toxina é injetada nos dois lados principais do músculo da mastigação e ajuda a controlar as dores musculares como também minimizar o desgaste sofrido aos dentes já que, a toxina tem o objetivo de diminuir a potência muscular e assim diminuir o bruxismo.
Outro uso da toxina é no tratamento das dores orofaciais, dores de cabeça e disfunções da articulação têmporo mandibular (ATM), pois da mesma forma que age no músculo da mastigação, pode agir nos músculos da face.