Cirurgia é uma especialidade da odontologia e esse termo por vezes remete a procedimentos dolorosos e sofridos. Porém, na odontologia moderna ocorreram muitas evoluções nos estudos e podemos dizer que cirurgias são sim procedimentos tranqüilos e bem controlados.
Exodontias (Extrações dentárias), Remoção de hiperplasia, biópsia e frenectomias são procedimentos cirúrgicos e por isso abrangem esta especialidade.
Cirurgia é a especialidade e exodontia ou extração (sinônimos) são os termos utilizados para remoção dentária. Um dente perdido seja por motivo de cárie, perda de inserção óssea (mobilidade) ou até fraturas deve ser removido, pois pode se tornar um foco de contaminação influenciando não só na boca como também em toda saúde geral do paciente. Para isso exames complementares como radiografias e exames de sangue podem ser necessários a fim de tornar o procedimento o mais previsível e seguro possível. Pacientes com patologias como, por exemplo, hipertensão e diabetes podem também realizar procedimentos cirúrgicos, desde que estejam controlados e acompanhados pelos seus médicos.
Pode ser um caso de Hiperplasia Fibrosa Inflamatória que são lesões causadas na mucosa devido ao uso prolongado de próteses mal adaptadas. Elas são benignas, mas podem causar dor e desconforto ao usar a prótese e por este motivo devem ser removidas. Esse procedimento pode ser realizado com bisturi convencional, elétrico e harmônico. Lembrando sempre que todo diagnóstico deve ser realizado por um cirurgião-dentista que tomará a melhor decisão para cada caso.
Os terceiros molares, mais conhecidos como dente do siso, por vezes causam dor aos pacientes, pois na maioria das vezes a arcada não possui espaço adequado para esses dentes. Eles podem estar mal posicionados como inclusos, semi-inclusos, impactados entre outros e nesses casos estruturas nobres como vasos e nervos que podem estar próximos ao dente devem ser preservados no momento da extração. Dessa maneira o procedimento deve ser realizado por um dentista especialista para que a cirurgia transcorra da melhor forma possível.
Frenectomia é o nome da cirurgia onde se remove o freio labial que pode ser superior ou inferior e freio lingual. O freio labial quando em tamanho aumentado provoca um espaçamento (diastema) entre os dentes. O freio lingual pode ser o causador de problemas na fala como conhecido por ”língua presa”. Não deixe de consultar um cirurgião dentista para fazer uma avaliação e assim poder diagnosticar todos os casos.