É uma especialidade da Odontologia que cuida do bebê desde antes de seu nascimento até sua adolescência.
Gestantes e bebês já podem receber cuidados adequados para essa fase e quanto antes os cuidados começarem, menores serão as chances de males atingirem a saúde bucal de seu bebê.
A partir da gestação, a mamãe já deve procurar o odontopediatra para cuidar da sua saúde e também do seu bebê. Os conhecimentos sobre as questões relacionadas à saúde oral do bebê já podem ser passados na consulta odontológica de pré-natal. Dessa forma a proximidade da mãe e do bebê ao consultório torna a saúde bucal tema de fácil compreensão, evitando traumas e problemas futuros.
Os principais fatores de risco conhecidos para a doença cárie são: a ausência dos hábitos de limpeza e/ou escovação com dentifrício fluoretado (creme dental com flúor); o aleitamento noturno, seja por leite materno e/ou fórmulas, sem higiene após a erupção dos dentes de leite; o consumo de carboidratos, principalmente açucarados, e em alta freqüência; a ausência de flúor na água de abastecimento. É importante salientar que o problema não está na quantidade de alimentos açucarados, mas sim na freqüência da ingestão.
Todos os recursos existentes são temporários. O bebê deve passar por esta fase da forma mais natural possível. Na prática diária o mais adequado é oferecer alimentos frios ou gelados e, também, de consistência mais dura, e mordedores que não apresentem riscos para os bebês (não rasgar as partes). A mamãe também poderá massagear o local com o dedo ou com uma dedeira. Em caso de dúvidas, procurar o odontopediatra. Esta é uma fase muito significativa para os pais e para os bebês, sendo que para algumas famílias pode ser angustiante, mas é preciso ter calma, paciência e esperar esta fase passar.
Sim, a gengivite pode ocorrer em crianças. A gengivite é o estágio inicial da doença periodontal, que resulta no aumento de volume, vermelhidão e sangramento da gengiva. Ressalta-se que o exame periodontal (exame gengival) deve ser realizado como rotina na infância, uma vez que o pronto diagnóstico favorece o tratamento.