A Periodontia é a especialidade da Odontologia que realiza o diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças gengivais e periodontais. A doença periodontal é uma patologia inflamatória de origem bacteriana que afeta a gengiva, ossos e ligamentos periodontais, isto é, as fibras que fazem à ligação da raiz dentária com o osso. A evolução da doença periodontal leva a perda óssea e se não tratada a tempo pode evoluir para perdas dentais.
O agente causador da doença periodontal é a placa bacteriana que adere à superfície do dente, por esse motivo a escovação e o uso do fio dental são as melhores formas de se prevenir a doença.
Doença gengival em fase mais evoluída que, além da gengivite, apresentará uma perda óssea ou bolsas periodontais (áreas em maior depressão na estrutura óssea) que causam possíveis mobilidades dentárias. Caso essas condições não forem tratadas a tempo e com acompanhamento de um periodontista, poderão evoluir para uma perda do elemento dental. A periodontite não acontece por acaso, até poderá ter uma relação com um processo genético (passado de pais para filhos), mas o fator principal é a má escovação e os cuidados necessários com a higiene bucal.
É uma inflamação na gengiva, acompanhada ou não de sangramento. A gengiva saudável apresenta coloração rósea e uma textura semelhante à “casca de laranja”, mas nos casos de gengivite a aparência muda. Normalmente a gengiva já inflamada se apresenta mais avermelhada e com textura diferente do normal, com aparência de inchaço. Poderá apresentar retrações, que nada mais são que gengiva disposta fora da posição normal, expondo a raiz ou parte dela.
O não tratamento dos problemas gengivais podem causar: halitose (mau hálito); infecções por bacteremia; perda do osso alveolar, o que dificulta a reabilitação com próteses e/ou implantes; problemas estéticos (com retrações gengivais sendo necessário até enxerto gengival ou recontornos gengivais) e, consequentemente, perda do elemento dental.
Não, quanto mais cedo o paciente começar o acompanhamento e tratamento de Periodontia, a probabilidade de ter problemas de gengiva não serão significativas, sendo sempre a prevenção o melhor caminho.