A Ortodontia é uma especialidade da Odontologia voltada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão, ou seja, disfunções dento-faciais.
Além de problemas estéticos, os dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à cárie e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos da mastigação podendo resultar em dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas.
O aparelho serve para corrigir a posição dos dentes para fins estéticos e funcionais. Existem vários tipos de aparelhos ortodônticos, dentre eles os aparelhos fixos e removíveis. O tipo de aparelho odontológico ideal para a correção dos dentes depende de uma avaliação criteriosa do ortodontista.
Os elásticos do aparelho têm importantes funções, são responsáveis por pressionar, manter em posição o fio metálico do aparelho, gerando pressão nos dentes e devem ser trocados apenas pelo ortodontista. Trocar elástico ou o fio do aparelho pode causar danos irreversíveis, assim como o aparelho não deve ser alterado pelo paciente, pois pode causar prejuízos ao tratamento e aos dentes.
Não existe idade máxima para a realização de tratamento ortodôntico, porém, os pacientes já na fase adulta devem tomar alguns cuidados especiais, principalmente em relação a gengiva (tecidos moles de suporte dos dentes) devido a possibilidades de desencadear problemas periodontais. Entretanto, quando bem indicado e direcionado o tratamento ortodôntico ajuda na longevidade do seu sorriso.
Aparelhos estéticos são feitos com braquetes transparentes, são aparelhos fixos, destinados a pacientes que desejam estética durante o tratamento ortodôntico. Dentre estes aparelhos estéticos, temos os aparelhos de materiais diferentes, como de policarbonato, cerâmica e safira.
Usar aparelho ortodôntico sem acompanhamento pode gerar uma série de problemas, em sua maioria irreversíveis, como reabsorção dentária, reabsorção óssea, podendo levar até a perda dos dentes devido a danos na estrutura de suporte dos dentes, o periodonto.