O que é gengivite?

É uma inflamação na gengiva, acompanhada ou não de sangramento. A gengiva saudável apresenta coloração rósea e uma textura semelhante à “casca de laranja”, mas nos casos de gengivite a aparência muda. Normalmente a gengiva já inflamada se apresenta mais avermelhada e com textura diferente do normal, com aparência de inchaço. Poderá apresentar retrações, que nada mais são que gengiva disposta fora da posição normal, expondo a raiz ou parte dela.

O que é periodontite?

Doença gengival em fase mais evoluída que, além da gengivite, apresentará uma perda óssea ou bolsas periodontais (áreas em maior depressão na estrutura óssea) que causam possíveis mobilidades dentárias. Caso essas condições não forem tratadas a tempo e com acompanhamento de um periodontista, poderão evoluir para uma perda do elemento dental. A periodontite não acontece por acaso, até poderá ter uma relação com um processo genético (passado de pais para filhos), mas o fator principal é a má escovação e os cuidados necessários com a higiene bucal.

Qual o risco de não realizar o tratamento periodontal?

O não tratamento dos problemas gengivais podem causar: halitose (mau hálito); infecções por bacteremia; perda do osso alveolar, o que dificulta a reabilitação com próteses e/ou implantes; problemas estéticos (com retrações gengivais sendo necessário até enxerto gengival ou recontornos gengivais) e, consequentemente, perda do elemento dental.

Existe idade para iniciar um tratamento de Periodontia?

Não, quanto mais cedo o paciente começar o acompanhamento e tratamento de Periodontia, a probabilidade de ter problemas de gengiva não serão significativas, sendo sempre a prevenção o melhor caminho.

Quer saber mais?

Informe seus dados e a Qualimplan liga para você!

Generated with Avocode.WhatsappRetângulo 175whatsappCaminho 694Caminho 695